logodourada

O SEGREDO DA ESCRITA?

Por Eric Pereira

Esta semana eu entrevistei 12 pessoas, todas querendo fazer mentorias comigo para escrever o seu primeiro livro.

Foram reuniões online interessantes, adoro conhecer pessoas, ouvir suas historias “e” principalmente entender como ((elas)) enxergam o mundo de forma geral, mas o que foi mais curioso nestas entrevistas foi que, 9 dos 12 candidatos achavam que o processo era diferente, que era mais rápido e que por se tratar de uma mentoria, eu fazia tudo, alguns até perguntaram se eu não escrevia o livro por elas.

Interessante enxergar a vida pelos olhos de outras pessoas. Duas delas me perguntaram se demorava para ficar rico! Depois que eu lançar, demora muito para eu enriquecer? E não as culpo, está tudo certo, existem muitas informações desencontradas na internet e está tudo certo, mas vou pegar os resultados destas entrevistas para falar sobre uma das perguntas que mais recebi – Das pessoas mais congruentes.
Se existe um “SEGREDO” para uma boa escrita? Acho que esta é a pergunta de 1 milhão de euros, não acham? Eu, particularmente, não acho que seja ((UM)) único e absoluto segredo, nãooooo! Mas acho que existem alguns…. Chamaria até de “Dicas Poderosas”, mas uma que gosto, e SIM, é a mais pura verdade, é a do famoso escritor Stephen King que já citei em outros artigos e penso que é a máxima dele. “Se quer ser escritor, deve fazer sobretudo duas coisas: ler muito e escrever muito. Ele ainda diz “não conheço forma de contornar estas coisas, nenhum atalho”.

Agora vamos entender uma coisa aqui: Ter um livro é uma coisa e ser escritor, é outra, e precisamos deixar isso muito claro! Eu conheço pessoas que pagam para que outras pessoas escrevam seus livros com a intenção de aumentar sua autoridade e não vou julgar se isso é “certo” ou “errado”, mas ter um livro pode ser o máximo, pode levar seus negócios para outro nível e poder ser um (poderoso) cartão de visita, mas isso não faz destas pessoas escritores, mas claro esta é a minha opinião.

Se tornar um autêntico escritor exige realmente uma dedicação em ler, ler, ler, escrever, escrever, escrever, ou seja – Treinamento! Sejamos honestos, o que nesta vida não exige treinamento e constância para se atingir a excelência? Um dos meus professores de programação neurolinguística, dizia que um homem consegue se tornar qualquer coisa se treinar consistentemente até atingir a excelência, e a história comprova isso com grandes talentos que treinaram e treinaram e treinaram até se tornarem grandes naquilo que fazem.

Eu diria que se trata da arte de dominar! Eu digo aos meus alunos que quando eles sentem que conseguem já brincar com as palavras, significa que estão começando a entender a arte de dominar o assunto. E se me permite uma “dica” (dentro) da dica, se esforce para não cair no erro de achar que já sabe tudo, pois nunca saberemos… Sempre existirá espaço para melhora, para aperfeiçoamento, pode apostar nisso!

Agora é decidir se quer apenas ter um livro e está tudo bem se for, ou se o desejo é se tornar, realmente, um escritor e depois é colocar ação para que todos os movimentos te levem aonde deseja.

Boa sorte.

Eric Pereira
Editora Aslan

×